quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Quem são os Adventistas? O que é o Adventismo?



A Igreja Adventista do Sétimo Dia é uma denominação cristã de origem protestante, advinda da união de vários grupos religiosos tais como Batistas, Batistas do Sétimo Dia, Metodistas, Presbiterianos, Conexão Cristã, Episcopais e Congregacionais que aguardavam a segunda vinda de Cristo, de acordo com interpretações de Guilherme Miller das profecias do livro de Daniel (principalmente caps 7 a 9), para 22 de outubro de 1844. Como tal evento não ocorreu, estas profecias continuaram a ser estudadas, à luz da Bíblia e da História, e ao menos 3 grupos distintos se formaram, sendo o mais numeroso o que se distingue pela observância do Sábado, os Adventistas do Sétimo Dia.
Suas principais mensagens continuam sendo a iminente Segunda Vinda de Jesus Cristo em poder e glória (Salmo 50:3-4, Habacuque 3:3-4, Mateus 24:29-31, 25:31-32, Lucas 21:27, I Tessalonicenses 4:16-17, II Tessalonicenses 1:7-10, II Pedro 3:10, Apocalipse 1:7) aJustificação pela Fé no Sacrifício de Cristo na cruz (Romanos 5:1-2, 8:1, Efésios 2:1-9, I João 1:7-9) e a Obediência a Deus como resultado da salvação mediante o poder do Espirito Santo, por meio da guarda dos 10 mandamentos (Êxodo 20:3-17, Mateus 5:17-19, 19:17, Romanos 2:11-13, 3:31, Tiago 2:10, I João 3:4, Apocalipse 12:17 e 14:12), inclusive o 4º que requer a observância do Sábado(Êxodo 20:8-11, Mateus 12:8, Marcos 2:27-28, Lucas 4:16, 23:54-56, Atos 16:13, 17:2, 18:4, Hebreus 4:4-12, Apocalipse 1:10).
A Igreja Adventista do Sétimo Dia é a oitava maior organização internacional de cristãos do planeta.
A igreja surgiu a partir do Movimento Milerita nos Estados Unidos durante a primeira metade do século XIX. A denominação foi formalmente criada em 21 de maio de 1863. Entre os remanescentes dos seguidores de Miller estavam Urias Smith e Joseph Bates, o casal Tiago eEllen G. White, Annie Smith e John Andrews que conduziram extensos estudos biblicos, sobretudo das profecias das 2.300 tardes e manhãs do livro de Daniel e do livro de Apocalipse, para chegarem ao alicercamento das doutrinas fundamentais da igreja. Sonhos e visões de Smith, Ellen e outros teriam incentivado a emissão de periódicos e revistas por Tiago White e ajudaram a unificar grupos mileritas espalhados na Nova Inglaterra e outras regiões dos EUA. Artigos eram escritos pelo próprio punho de Tiago White e de sua esposa, que, apesar de não ter desejado ser chamada profetisa, mas mensageira, acabou sendo considerada como tal, principalmente ao expor suas visões, conselhos e interpretações como testemunhos vindos de Deus.
Grande parte da teologia dos Adventistas do Sétimo Dia corresponde aos ensinamentos protestantes tradicionais como a Trindade, aInfalibilidade bíblica, a justificação pela fé, a salvação por meio da graça, o nascimento virginal de Jesus, o caráter santo e a natureza não-pecaminosa de Cristo, Seu sacrifício substituto na cruz, Sua ressurreição, ascenção e segunda vinda, o batismo por imersão, etc. Os Adventistas também possuem ensinamentos distintos de outras denominações protestantes como o estado inconsciente dos mortos e a doutrina de um juízo investigativo ocorrendo atualmente no céu. A igreja também é conhecida por sua ênfase na alimentação salutar e na mensagem de saúde, por sua compreensão indivisível de corpo, mente e alma, pela promoção dos princípios morais e estilo de vida conservador.
A igreja Adventista no mundo é regida por uma Conferência Geral, com pequenas regiões administradas por Divisões, Uniões e Associações e Missões locais. Possui atualmente cerca de 17 milhões de membros, está presente em mais de 200 países e territórios e é etnicamente e culturalmente diversificada.
Embora exista apenas 1 adventista para cada grupo de 405 habitantes do planeta, a denominação é uma das que mais crescem no mundo, principalmente em paises em desenvolvimento, grupos etnicos e em nações desenvolvidas.
2.591,851 adventistas estão distribuídos em oito países sul-americanos (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru,Uruguai) e há cerca de 1,6 milhões de membros só no Brasil, além de 20.518 igrejas na América do Sul.
A igreja opera numerosas escolas, universidades, hospitais, clínicas médicas móveis, abrigos, orfanatos, asilos, fábricas de alimentos naturais e editoras em todo o mundo, bem como uma proeminente organização de ajuda humanitária conhecida como Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais.[7]
Há 40 países no mundo com menos de 50 pessoas por adventistas. A igreja tem mais de 5.000 missionários no mundo. 1.300 são obreiros da igreja servindo em regiões diferentes da sua origem, 3.766 são voluntários. Esses missionários procedem de 98 países e estão presentes em 123 países. A cada quatro horas uma igreja adventista é inaugurada no mundo, sendo uma pessoa batizada a cada 30 segundos e três mil pessoas são batizadas a cada dia. [8]
O termo "advento" é comum entre cristãos e refere-se à crença no nascimento ou vinda de Jesus à Terra. Apesar de que, como cristãos, os adventistas proclamem que Cristo já tenha vindo como o Messias, acabaram escolhendo tal nome por serem uma das poucas denominações que enfatizam a necessidade de preparo para a segunda vinda gloriosa do Mestre quando Ele julgará vivos e mortos. O termo "sétimo dia" é uma referência ao dia de Sábado, santificado por Deus para o descanso físico e espiritual do homem, o qual foi observado pelos cristãos primitivos (Lucas 23:54-56, Atos 16:13 e Hebreus 4:4-9,11) e cuja solenidade foi transferida para o domingo quando o Imperador Romano Constantino I, O Grande, tornou o cristianismo religião do Estado. Essa mudança legislada se deu no dia 7 de março de 321 d.C

Nenhum comentário:

Postar um comentário